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O que é Marketing Digital?

As Agências de Marketing digital que oferecem Cursos de Marketing Digital para que os alunos aprendam ações de comunicação de empresas que venham utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. Irão se dar bem pois o Brasil só está crescendo no EAD – Ensino a Distância. Marketing Digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência. O e-marketing ou marketing eletrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus stakeholders (públicos-alvo). Público-alvo são os dados demográficos de pessoas que são mais propensos a mostrar interesse em seu produto ou serviço.

Segundo Martha Carrer Cruz Gabriel, o termo “marketing digital” não existe. O que vai determinar como o marketing traça estratégias seja usando plataformas digitais ou tradicionais é como as pessoas as utilizam e se comportam nessas plataformas..

Um exemplo de sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público e em pouco tempo ultrapassou os concorrentes. A chave foi a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções. O uso da rede fez tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com o cliente, permitindo que as empresas tenham uma página de negócios por meio das Fan Pages através de Ferramentas.

Esse tipo de marketing digital traduz-se em ações de marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

O marketing digital aplicado ao meio digital veio também impulsionar ao surgimento de um novo consumidor: o consumidor 2.0. Este gênero de consumidor é um ser exigente, informado, atento, procurando sempre registros que lhe possibilitem saber mais antes de sair do conforto de sua casa, trocando mesmo ideias com outros consumidores e até mesmo clientes.




Search Engine Optimization (SEO)

O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.

Search Engine Marketing

Search Engine Marketing (SEM), permite tirar partido dos links pagos nos motores de pesquisa, esta técnica refere-se a criar o máximo de links patrocinados nos principais motores de busca (como Google ou Yahoo!). Comprar palavras-chave relacionadas com a atividade, com direito a um espaço muito limitado para definir um texto, com o qual se pretende atrair a atenção dos internautas para um link para o site, este meio tem custos mas pode dar muito retorno.

Search Engine Optimization (SEO) é uma otimização natural, não comercial. É diferente de SEM.

Áreas e ferramentas

Existem centenas de ferramentas desse nicho, no entanto, nem todas são adequadas às diversas empresas e setores. A chave para o sucesso é a combinação do marketing tradicional com as novas ferramentas online, para desenvolver uma plano de e-marketing que se ajuste às necessidades e características de cada empresa.

  • E-Product Marketing
  • E-Research
  • E-Pricing
  • E-Promotion
  • E-Audit
  • E-Commerce
  • E-Advertising
  • E-Branding
  • Trade E-Marketing
  • E-Communication
  • E-Mail Marketing

Marketing Viral

O Marketing viral é também conhecido como palavra eletrônico ou “word of mouse” o equivalente no digital ao word of mouth do marketing tradicional, é uma estratégia que permite propagar mensagens comerciais a um ritmo exponencial. Normalmente designada de comunicação comercial autopropaganda. Um exemplo clássico de um caso de sucesso de viral marketing é o Hotmail. Um dos primeiros serviços gratuitos de web-mail que devido à simples frase que surgia em cada mensagem que cada utilizador enviava “Get your free and private e-mail at” nos primeiros seis meses após o seu lançamento atingiu um milhão de utilizadores e ao fim de um ano e meio 12 milhões de utilizadores, altura em que foi vendido à Microsoft por cerca de 400 milhões de dólares. A promoção do filme The Blair Witch Project é outro caso de sucesso de viral marketing, um filme com um orçamento extremamente reduzido que foi um dos filmes mais rentáveis e mais vistos de sempre, devido à divulgação online, sugerindo que o filme (de terror) era um documentário (retratando eventos reais) e à propagação exponencial dessa mensagem.

Existem algumas técnicas para que uma mensagem de viral marketing se propague exponencialmente, uma das mais importantes é que suscite dúvidas, ao target, sobre a veracidade da mensagem, de forma a despertar o interesse e a curiosidade.

E-commerce

E-commerce (comércio eletrônico) é uma espécie de loja virtual que possibilita transações comerciais feitas especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones. A crescente informatização das mais diversas atividades transforma a tecnologia da informação (TI) em uma área cada vez mais relevante economicamente. A expansão levou à especialização e, atualmente, é possível encontrar várias sub-áreas de TI dedicadas a tarefas específicas – e que demandam profissionais com conhecimentos igualmente aprofundados.

Marketplace

Marketplace (digital ou e-commerce community) é um ponto de encontro para empresas comprarem ou venderem produtos ou serviços. Emergem como consequência de interesses comuns em encontrar novos modelos econômicos mais eficientes. Comércio B2B (business to business).

Podem ser classificados em dois grandes grupos:

  • Marketplaces Verticais – especializados em oferecer serviços a uma indústria (ex. Vortal econstroi);
  • Marketplaces Horizontais – transversais a várias indústrias.

A utilização de Marketplaces propicia diversos benefícios como, cooperação, automatização, standardização e transparência. Proporciona às empresas conteúdos e serviços que permitem melhorar os processos de comercialização e qualidade.

  • Conteúdos – diretório de empresas, catálogos de produtos e informação sobre mercado específico (vortal).
  • Serviços – financeiros, logística, negociação e serviços do setor.

E-commerce portals

O Objetivo é vender via internet proporcionando aos utilizadores serviços de valor acrescentado de modo a convertê-los em clientes e aos clientes convertê-los em consumidores fidelizados. Fantástico para a recolha de informação relevante, gerando valor acrescentado. A cadeia de supermercados espanhola Caprabo tem uma rede de mais de 600 supermercados mas as vendas através do seu e-commerce portal estão sempre entre as 3 primeiras.

Trade e-marketing

Marketing de Afiliados

É um tipo de marketing em que a empresa (publicitária) recompensa (pode ser financeiramente) o afiliado (editor) por canalizar potencias clientes através de links para o seu website. Estes hyperlinks podem ter dois objetivos diferentes: vendas diretas; ou simplesmente redirecionar potenciais utilizadores interessados para o website da empresa (publicitária).

Os programas de afiliação podem assumir dois modelos:

  • Por click – sempre que um utilizador clica no link o afiliado ganha um determinado valor.
  • Por venda – sempre que é efetuada uma venda o afiliado ganha uma comissão.

Um exemplo de sucesso na utilização de programas de afiliação é o da Amazon, que tem programas deste gênero desde 1996.

Infomediaries and cybermediation

Um “infomediary” normalmente atua através de um website e oferece informação especializada para clientes e empresas de um determinado sector ou indústria. Compila, analisa e distribui toda a informação relevante do mercado. Apesar de existirem várias formas de “infomediaries” o seu objetivo é atrair potenciais compradores e vendedores para o mesmo sítio, o seu website.

O mais famoso “infomediary” é o Froogle lançado pela Google, uma ferramenta baseada no mesmo princípio, que pesquisa em toda a internet por produtos e lojas.




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